Criar um Site Grátis Fantástico
EVANGELÍSTICOS
EVANGELÍSTICOS

Qual o Caminho a Seguir


Jo 14.1-6

Intr.
Dois mil anos se passaram e ainda estamos diante desta indagação.
Dois mil anos que nos foram oferecidos como prova da sua grande misericórdia e amor. Mas, qual será para o homem, diante das evoluções deste “mundo novo”, desta geração que hoje vive em função do prazer carnal, do relativismo devorador da fé verdadeira, qual será a resposta para esta pergunta?
Inevitavelmente a resposta ainda e sempre será a mesma – Jesus é o caminho, verdade e vida.

1 Inicialmente Esta Pergunta Revela Duas coisas:

a) A Certeza de que aqui não há um caminho certo
1.1 - O mundo morrer, dilui-se como a carne cancerosa
1.2 - O Mundo é confuso e sem rumo certo
1.3 - O Mundo é uma armadilha, uma barca furada no meio do mar
1.4 - O Mundo não é seguro para se viver, tudo se acaba
1.5 - O Mundo não ficará sem destruição
1.6 - Não se deve amar o mundo nem as Coisas que no mundo há
1.7 - O Mundo é devorador de sonhos.

b) A Certeza que há um lindo lugar, onde se vive eternamente

1.1 - Um Lugar junto a Deus – Êx 33.21
1.2 - Um lugar espaçoso – Sl 18.19
1.3 - Um lugar de vida eterna – Mt 19.29; Dn 12.2
1.4 - Um lugar de herança eterna – Lc 10.25
1.5 - Um lugar de gloria, honra e incorrupção Rm 2.7
1.6 - Um lugar de grandezas eternas – 2Co 5.1
1.7 - Um lugar de eterna consolação - 2Ts 2.16
Este lugar é a própria casa do Deus eterno, a morada do altíssimo.

2 O que é um Caminho?
Um caminho é literalmente constituído de dois pontos distinto e firmes; ou seja: o ponto de inicio e o ponto de chegada.

2.1 - caminhos são feitos para se andar
2.2 - são importantes para revelar o caráter das coisas
2.3 - são postos para distinção da verdade e da mentira
2.4 - são postos para marcação de extremos
2.5 - são postos para orientar pessoas
2.6 - são postos para levar as pessoas a algum lugar
2.7 - são postos para iluminar ou confundir as pessoas

2.2.1 Os caminhos possuem dimensões
2.2.2 Os caminhos possuem condições físicas
2.2.3 Os caminhos possuem distância
2.2.4 Os caminhos servem para indicar uma rota
2.2.5 Um caminho é uma conveniência a ser seguida
2.2.6 Figuradamente o caminho é a conveniência moral
2.2.7 Ilustrativamente revela o curso moral e espiritual do homem
2.2.8 Quem pode manifestar melhor caminho, que JESUS?
Ele disse Eu Sou o caminho, verdade e vida.

3 Vejamos exemplos de maus caminhos:

3.1 - caminho da mentira
3.2 - caminho do engano
3.3 - caminho do suborno
3.4 - caminho da corrupção
3.5 - caminho da contenda
3.6 - caminho da postituição
3.7 - caminho da luxuria
3.8 - caminho da concupscencia
3.9 - caminho da soberba

4 Onde está o verdadeiro caminho?

4.1 - Está aqui neste lugar
4.2 - Está aqui nesta Igreja
4.3 - Está aqui em nosso meio
4.4 - Está agora em nossa vida
4.5 - Está em meio os verdadeiros louvores
4.6 - Está presente no coração do crente
4.7 - Está chamando os que vagam por outros caminhos

5 Conclusão:
Venha agora mesmo, aceite o convite de salvação, Jesus como caminho, se apresenta salvador, libertador, regenerador, transformador, amigo de todas as horas, Senhor e Rei eterno.
Amém.

 


Revesti-vos de Amor 

Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.(Tiago 5 : 9)

O apóstolo Tiago, é direto no ponto, na sua carta, ele não segura o “verbo” e vem com a verdade “nua e crua” para todos, alertando as pessoas quanto ao uso das “palavras” e quanto ao nosso julgamento

Mas, Jesus nos chamou para sermos diferentes, devemos mostrar a Verdade as pessoas de uma forma mansa e humilde, para que todos venham ao conhecimento de Cristo.

Podemos observar em toda a caminhada do mestre, que o Senhor mesmo estando certo, não revidou e não julgou as pessoas que lançavam “pedras” sobre Ele. Nós também andávamos errantes, cegos quanto ao entendimento da Palavra e sujeitos a todos os tipos de pecados e longe de Deus, mas pela sua Grande Misericórdia, fomos alcançados e agora remidos pelo sangue do Cordeiro, devemos sim é proclamar o Amor de Deus a todas as pessoas e não nos queixando uns contra os outros, antes sendo uma mão amiga conduzindo as pessoas cansadas de suas jornadas a Cristo.

Veja também as recomendações do apóstolo Paulo:

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. (Romanos 14:10 a 13)

O AMOR é o vínculo da perfeição, conforme a Palavra de Deus.

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.(Colossenses 3:12 A 17)

Quem anda com Cristo, revestido de Amor, não vê a diferença no seu semelhante, suas mãos estão sempre prontas para ajudar.

Deus te abençoe



Vivendo segundo Jesus Cristo


Fomos chamados para viver segundo Cristo.

Jesus deseja que eu ame aos meus irmãos, que eu tenha vida tranquila, que eu progrida cada dia mais, que eu cuide do que é meu, que eu trabalhe com as minhas próprias mãos, que eu me porte com dignidade para com os de fora e de que nada eu venha a precisar. (1Tessalonicences 4(9,10,11,12))

Jesus deseja que eu seja inabalável em confiar nEle, que eu não tenha ânimo dobre.(Salmo 125)

Jesus deseja que eu jamais tema o homem ou a fúria do opressor. O homem deve temer somente a Deus, pois este depois de matar pode lançar num inferno. No entanto, o homem mortal não pode fazer mais nada após tirar a vida de um ser humano... (Lucas 12(4,5,6)

Jesus deseja que eu creia sem duvidar, pois isso traz ocasião para Ele manifestar a Sua glória (João 11.40).

Ele deseja que eu não viva preocupada com coisa alguma, que jamais eu esteja ansiosa pelo que haverei de comer ou beber ou vestir; antes, deseja Jesus que eu O tenha como um bom Pastor, Aquele que jamais abandona as Suas ovelhas e as conduz aos pastos verdejantes (Salmo 23).

Jesus deseja que eu tenha paciência, que eu confie que Ele trabalha em meu favor, pois espero nEle. (Isaias 64(4)).

Ele deseja que eu acredite nEle, que Ele nunca me deixará, que eu reconheça que Ele jamais lança fora os que vem à Ele (João 6.37)

Ele deseja que eu descanse nEle, confiante nas Suas Palavras do Evangelho, que são Espírito e são Vida.

Ele deseja que eu pregue somente o que eu vivo, para não ser contado junto com os hipócritas.

Ele deseja que eu me mantenha longe do pecado, que eu discipline meus olhos contra toda a concupscência, coisas que me conduzem a lascívia e me contaminam.

Ele deseja que diariamente eu vigie, que eu não semeie coisas da carne, pois Ele não quer que eu colha corrupção (mas que semeie coisa do Espírito, que me faz herdar vida eterna,Gálatas 6.8))

"Entrai pela porta estreita, que conduz a vida eterna"

Deus Seja Sempre Louvado!

 


Guia infalível para o destino eterno


TEXTO: JO 18:38
Int. A humanidade desnorteada na sua rota, procura ansiedade, uma bússola fiel e verdadeira. O homem não é um ser bruto e irracional cuja existência termina no túmulo. Não! Daí o motivo da ansiedade universal sobre o “além”.

A VERDADE – O QUE É ?
A pergunta de Pilatos foi: “Quid est veritas? A humanidade ainda hoje faz a mesma pergunta. O ser humano procura solução nos credos religiosos e ouve a cada passo a seguinte resposta: “Aqui é a verdade”! Diante de tantas variedades, a verdade torna-se cada vez mais distante.

1 – POR QUE É TÃO DIFÍCIL ACHAR A VERDADE. O GUIA INFALÍVEL E FIEL PARA O DESTINO ETERNO?

- Para chegar ao encontro da verdade os caminhos são de dificuldades, nesta trajetória o caminho tende a ser escuro Is 59:9,10; 60:2. O ser humano é enganado facilmente, corre atrás de falsos ensinos, falsas luzes, Ez 22:26; 2Co 11:13-15. Nós cristãos devemos ser investigadores da palavra de Deus, só assim acharemos respostas para nossas perguntas. O caminho que nos leva a verdade é escabroso Mt 7:14.
2 – COMO PODEMOS ACHAR A VERDADE. O GUIA INFALÍVEL QUE NOS MOSTRE O CAMINHO SEGURO?

- Veja só, como achamos um caminho numa noite escura? Luz, lanterna. Assim deve ser a pesquisa religiosa, a palavra de Deus é uma lanterna 2 Pe 1:19; Sl 119:105. Deus nos dá um conselho, não devemos confiar nos homens Sl 146:3; Jr 17:5. Todos nós devemos examinar as escrituras Jo 5:39; Rm 10:17. Hoje em dia muitos vão atrás do que diz o homem, não importa qual é a distancia. Quantas vezes desprezamos as escrituras? A palavra de Deus não envelhece, ela é mais nova do que pensamos, pois ela foi inspirada por um Deus tremendo.

3 – O QUE FAZ A VERDADE PARA AQUELES QUE A ACHAM?
a) Ao encontrar a verdade da palavra de Deus, o ser humano é liberto dos vícios e das confusões Jo 8:30-32. A palavra de Deus transforma radicalmente a vida do ser humano.
b) A palavra tem poder para transformar nações. Ex: Inglaterra, China.
c) A palavra de Deus satisfaz os anelos da alma e do coração do homem Sl 19:7,8.
d) Ela é o guia infalível e fiel, que seguramente nos aponta o destino eterno 2Pe 2:19. Ela é a rocha da nossa salvação Mt 7:24,25; Tg 1:2 


Calvário 

Int. Você já ouviu alguém dizer; minha vida é um calvário, pois bem, calvário é o mesmo que sofrimento. Jesus foi levado ao calvário para sofrer por mim e por você, nós sofremos, todos sofrem, mas Jesus sofreu mais ainda, Ele mudou o calvário de nossa vida, porque Ele foi em nosso lugar.

Lugar de falsa acusação
Durante o processo, não se achou nenhuma culpa n’ele , Pilatos e Herodes não encontraram nada que pudessem leva-lo a morte (v. 14,15). Mas a morte estava no caminho do Senhor, ela teria de ser derrotada e no calvário começa a grande batalha entre a vida e a morte. Se a acusação è falsa a vitória è verdadeira. Deixe quem quiser te acusar ou te caluniar, uma coisa é certa, sua vitória é verdadeira meu irmão.

Lugar de condenação injusta – (v. 23,24)
A sentença não foi de acordo com a lei, ela foi dada segundo a gritaria de muitos conspiradores. Muitos têm condenado as pessoas só por causa de inveja e muitas gritarias, muitos estão fazendo com os outros a mesma coisa que fizeram com Jesus. Você conhece alguém nesta situação? Diga para ela nesta noite, Jesus passou por tudo isto para nos entregar a nossa absolvição, nosso Deus e um Deus de Justiça.

Lugar de lamentação inútil (v. 27-31)
O Senhor não atenta para as lamentações puramente humanas. As lagrimas por seus sofrimentos não têm o valor das lágrimas, por causa do pecado que o levou a morte. Jesus não está preocupado com suas lágrimas, ele está preocupado é com seu coração onde está tudo escondido.

Lugar de perdão imerecido (v. 39-43)
O ladrão arrependido não escondeu o seu pecado, ele confessou sua indignação, logo após recebeu a certeza da salvação. A salvação não é pelos nossos esforços, ela vem pela fé, única em Jesus Cristo.

Lugar surpreendente de conversão (v. 47)
O centurião estava acostumado a cenas semelhantes, mas nunca havia visto um crucificado como Jesus. Lembre-se, Jesus foi ao calvário por mim e por você. A postura de Jesus deixou muitos a pensar quem era Ele, sendo Ele crucificado soube mostrar ao mundo que Ele era verdadeiramente nosso salvador.

Conclusão: O calvário sempre será um lugar de profunda convicção (v. 48). Aquela multidão sentiu a solenidade daquela ocasião, muitos devem ter se convertido logo após aquele acontecimento.


Existe o Caminho, e nEle há Esperança 

Qual o caminho você irá seguir em sua vida?

A resposta para essa pergunta pode ser bastante simples. O que nós buscamos é o caminho da felicidade, da estabilidade financeira, buscamos também encontrar o verdadeiro amor. Diariamente sonhamos com o futuro perfeito para as nossas vidas, entretanto muitas vezes os sonhos se frustram ou não se realizam como queremos.

E por que isso acontece? Onde foi que eu errei?

São indagações comumente expressas quando o que você sonhou, às vezes por toda uma vida, não se concretiza da maneira esperada.

Mas você já parou para pensar se o caminho que anda seguindo é o certo. Como assim? Você pode estar trilhando, neste momento, o caminho das drogas; da prostituição; pode estar iludido com as festas oferecidas pelo mundo; envolvido com a criminalidade; preso a tradições e costumes que não permitem que você veja a verdade; estar dentro de um mundo de mentiras.

Pois estas são algumas caracteristicas de nosso mundo, e estes são alguns caminhos trilhados por muitas pessoas hoje, e provavelmente são esses caminhos errados que fazem com que nossos sonhos muitas vezes se frustrem. 

Neste momento pare e pense, faça em sua mente um breve e rápido flash-back de sua vida. Com certeza alguma dessas situações, ou outras, se encaixa com você. Mas não se preocupe ou fique angustiado, saiba que há um caminho dentro deste leque de possibilidades que o mundo te oferece. Existe o caminho que pode mudar por completo a sua vida.

E que caminho é este?

O verdadeiro e único caminho é Jesus Cristo.

Na Bíblia está escrito no livro de João no capítulo 14 e versículo 6 o seguinte: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”, Amém.

Como você pôde perceber só Jesus Cristo é o caminho. Mas você pode estar pensando neste momento, será que Jesus realmente me ama? Será que Ele está me vendo agora assim como eu estou? Talvez você esteja envolvido com o pecado ou ferido por alguma circunstância da vida e muitas vezes você pense que não há mais esperança, que não há mais solução.

Neste momento eu quero te dizer o seguinte: que Cristo te aceita como você está, pois Ele te ama e que há sim esperança para você.

No livro de Jó no capítulo 14 e nos versículos 7, 8 e 9 está escrito: “ Porque há esperança para árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova”, Amém.

Agora, você já sabe o único e verdadeiro caminho, que é Cristo Jesus, e também que há esperança para você, então só depende de você agora.

Que Deus te Abençoe grandemente e te conceda dias maravilhosos em nome de Jesus, e se você sentiu em seu coração a vontade de querer aprender mais e ter uma vida de comunhão com Deus, visite uma Igreja Evangélica mais próxima de sua casa, Amém.


Deus coloca uma vírgula no nosso ponto final


Apocalipse 1:8
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso

Nós como homens naturais sempre procuramos os meios humanos de resolver as coisas, e chegamos a dizer que não tem mais geito.

Vejamos o que aconteceu com o profeta Elias
Jezabel procurava mata-lo porque ele venceu os profetas de Baal.
1 Reis 19.4
" E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não ou melhor do que meus pais.

Vemos que o profeta pediu pra morrer, ele não queria mais viver porque estava sendo procurado, veja a a situação do profeta.

Ele pediu a morte pra ele não tinah mais geito, ELE COLOCOU UM PONTO FINAL EM SUA VIDA.

Mas vem Deus e diz pra ele se levantar e comer porque será grande a sua jornada, Deus colocou uma virgula na vida do profeta, Deus disse levanta, nós não podemos nos esconder por causa das lutas e dificuldades temos que nos levantar Deus coloca hoje em sua vida em seu ministerio enfim em você uma virgula e da sequencia na sua existencia.

Vemos a situação de asituação de Agar, teve que sair sem rumo, e quem anda sem rumo sempre entra pelo deserto, no deserto tem solidão angustia desprovido de paz e de amor, saia do deserto pois Deus tem lugares de bonança pra você.

Agar fica numa distancia de Ismael de um tiro de pedra e não quer ver a morte de seu filho, e Deus fala com Agar AGAR LEVANTA-TE TOMA O MENINO EU ESCUTEI O CLAMOR O CHORO DELE, VOCÊ POIS UM FIM NA SUA HISTORIA MAS DEUS COLOCA UMA VIRGULA E CONTINUA COM VOCÊ.

E quando Deus pede Isaque o unico filho de Abrãao, que coisa né que teste de Deus pra com o homem.

Quando Abrão e Isaque sobe o monte eu creio que o Deus que poe virgula já estava trabalhando desde a subida no monte, quando de um lado do monte subia pai e filho para o sacreficio, do outro lado do monte Deus havia preparado o aminal que também subia no monte quem sabe me busca de alimento matos verdes la encima.

Nós nos desesperamos muito facil as lutas vem mas temos que saber que a vitoria esta ao nosso redor é nos que não conseguimos enchergar a benção, mas não mostre fraquesa na provação mas mostre fortaleza porque Deus esta ao seu lado.

Quando Abrão ia imolar Isaque Deus diz ABRAÃO NÃO FAÇAS MAL AO MENINO, SEI QUE ÉS FIEL, olha Deus colocando a virgula.

O Seu problema será resolvido sim, ande nos caminhoas do Senhor, obedeça sua voz, não pare porcausa das ondas do mar, siga levanta-se você é vencedor.



SE OUVIRDES A SUA VOZ
Marcos 7:31-37

Hoje é comum vermos nas ruas muitas pessoas com fones de ouvidos, ouvindo música ou mesmo programas do mundo, alienando-se dos acontecimentos que o cercam. Vemos também muitos jovens passeando em seus automóveis com o som ligado no último volume e também muitos em suas próprias casas gostam de ouvir música no volume máximo. Entretanto para ouvir o que seus pais têm a dizer ou a Palavra de Deus eles viram as costas e preferem não ouvir.

Somos rebeldes à nossos pais e não queremos ouvir a Palavra de Deus.

Por isso, há entre nós tantos enfermos do corpo e da alma.

E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara. (Êxodo 15:26)

Há tantos que sofrem por falta do conhecimento do Senhor.

Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento. (Provérbios 19:27)

Dos céus te fez ouvir a sua voz, para te ensinar, e sobre a terra te mostrou o seu grande fogo, e do meio do fogo ouviste as suas palavras. (Deuteronômio 4:36 )

Mas o Senhor nos pedirá contas de tudo isso.

De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas. (Deuteronômio 18:19 )

Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirdes a sua voz, (Salmos 95:7)

O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. (Provérbios 28:9)

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos ilumine para que ouçamos Sua voz.

Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. (Eclesiastes 5:1)

Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato. (Eclesiastes 7:5)

As coisas do mundo:

Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo. (Isaías 6:10 )
Muitos se deixam levar pelas coisas do mundo, fazendo delas os seus ídolos, seus deuses e preterem (deixam de lado) a salvação.

Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim. (Isaías 45:21)

O Senhor, entretanto e cheio de misericórdia e nos dá a revelação:

Já o tens ouvido; olha para tudo isto; porventura, não o admites? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, que não conhecias. (Isaías 48:6 )

Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Isaías 52:7)

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. (Isaías 59:1).

O Senhor em muitas passagens da Bíblia nos convida a que ouçamos Sua voz.

Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. (Êxodo 23:22)

Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel. (1 Reis 11:38 )

Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca, (Atos 22:14)
Porém, o que temos feito é murmurar e endurecer o nosso coração.

Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. (Mateus 13:15)

Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados. (Atos 28:27).

Este trecho do Evangelho de Marcos nos mostra a verdadeira condição em que estamos ou estávamos antes de aceitar o Senhor Jesus.

De novo, se retirou das terras de Tiro e foi por Sidom até ao mar da Galiléia, através do território de Decápolis. Então, lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva; (Marcos 7:31-33).

Esse homem estava doente, porque estava surdo, Ele não havia ainda conhecido a Palavra de Deus e ainda era gago.

Você já reparou que uma das características das pessoas que mente é gaguejar? Nem todo que gagueja mente, mas todo que mente gagueja. Gagueja porque é pego de surpresa e não tem firmeza naquilo que diz, é como diz o ditado popular “a mentira tem pernas curtas”, não tem argumentos.

Sabemos muito bem quem é o pai da mentira e se permanecermos nela seremos surdos e gagos; porém se ouvirmos a Voz Daquele que é o Caminho, e a Verdade, e a Vida; nossos ouvidos serão abertos pelo Senhor e a nossa surdez e gagueira desaparecerão.

depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá!, que quer dizer: Abre-te! Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente. (Marcos 7:34-35)

O ouvido é a porta de entrada da Palavra Falada, que é a Palavra Viva, que é o próprio Senhor Jesus. Essa Palavra Viva é levada ao nosso espírito, onde é transformada em Alimento para nos suprir. Na verdade o ouvido representa o véu que havia no tabernáculo e que foi rasgado de cima a baixo, isto é, tocado pelo Senhor Jesus, aberto para dar livre acesso aos Santos dos Santos, isto é, nosso espírito. Assim quando ouvimos a voz do Senhor os nossos ouvidos se abrem e o nosso espírito é tocado. Se estamos com o Senhor o maligno não nos toca e a nossa gagueira não tem vez.

Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; (Mateus 27:51)

Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido. Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. (2 Coríntios 3:14-16)

pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, (Hebreus 10:20)

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. (1 João 5:18)

Ao ouvirmos a Palavra de Deus, somos tocados.

Mas lhes ordenou que a ninguém o dissessem; contudo, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam. Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: Tudo ele tem feito esplendidamente bem; não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos. (Marcos 7:36-37).

O Senhor nos exorta a que demos ouvido a Sua voz:
e tornares ao SENHOR, teu Deus, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e deres ouvidos à sua voz, segundo tudo o que hoje te ordeno, (Deuteronômio 30:2)

amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó. (Deuteronômio 30:20)

Não só no passado ou no futuro, mas hoje:

Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e não te desvies das palavras da minha boca. (Provérbios 5:7)

mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (1 Coríntios 2:9)

Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. (2 Timóteo 4:1-4)

De fato, o homem de hoje prefere dar ouvidos dar ouvidos a falsos mestres e recusam ouvir a Palavra de Deus.

Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. (1 Pedro 3:12)

O Senhor nos fez com dois ouvidos e uma boca para que saibamos mais ouvir do que falar.

A nossa fé vem pelo ouvir, se quisermos aumentar a nossa fé devemos ouvir mais.

Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10:14)

Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.(Romanos 10:17)

Senhor queremos ser tuas ovelhas e ouvir a Tua voz!


Não morra no deserto: aprenda a voar!


“ Porque o Senhor havia dito acerca deles: certamente morrerão no deserto. Nenhum deles sobreviveu, exceto Calebe, filho de Jofoné; e Josué, filho de Num” (Números 26:65).


Enquanto caminhavam pelo deserto, as crianças hebréias ouviam comumente dos seus pais uma velha e conhecida história: “Há quatrocentos anos, um homem chamado Abrão desceu lá do norte, da cidade de Ur na Caldéia, e com toda a sua família se dirigiu para Canaã. Mas, no meio do caminho, numa cidade chamada Harã, Abrão e sua família ali se estabeleceram. Num certo dia, o velho patriarca ouvira de Deus a ordem de que o mesmo deveria sair dali e prosseguir com a caminhada, pois ele receberia por herança a promessa de uma descendência tão grande como as estrelas do céu e que, através dele, todas as famílias da terra seriam abençoadas. A terra era Canaã, o lugar prometido por Deus, e que haveria de ser habitada pelo Seu povo”.

Parecia uma promessa estranha... Afinal há alguns anos essas famílias, que haviam sido libertas da escravidão no Egito, caminhavam sob um sol escaldante por uma estrada desértica, onde não se via luz nem final, nem ribeiros de água, nem frutos, nem alimento algum. E, aparentemente, aos olhos do povo, esse lugar era muito pior do que o anterior, onde eles viviam cativos pelas mãos do Faraó. Este foi o cenário escolhido por DEUS para provar o Seu povo e aperfeiçoá-lo até que estivesse preparado para receber a bênção maior: a conquista da terra prometida. Adiante, seguia o velho líder, Moisés, aquele responsável por libertá-los do Egito e também orientar os destinos e as aflições que por vezes surgiam. Entre um dia e outro, mais parecia distante e utópica a possibilidade de alcançarem a promessa. A única determinação de DEUS ouvida por aquela nação, que a cada dia se multiplicara no deserto, era: “Diga ao povo que marchem” (Ex. 14:15). Eu estarei convosco, “de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar” (Ex.13:21). DEUS já havia dado provas de sua Fidelidade, quando fez toda uma multidão atravessar em seco o Mar Vermelho e, aos seus olhos, o exército do Faraó ser todo consumido pelas águas. Mas aquilo pareceu pouco. Já próximos do deserto de Sur, numa jornada de três dias, sedentos, e ao se depararem com as águas amargas de Mara, a multidão enfurecida murmurou contra Moisés, perguntando-lhe “o que haveria de beber”. DEUS mais uma vez cumpre a Sua Palavra: joga uma árvore e as águas se tornaram doces. Observe bem a mensagem que DEUS, nesse momento, transmitiu ao povo: “se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e inclinares os seus ouvidos aos seus mandamentos, e guardareis todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que te sara” (Ex. 15:26).

Bem, acreditamos que o milagre das águas acompanhado da advertência seriam suficientes para todo aquele povo se posicionar e crer que DEUS haveria de supri-lo em toda a sua necessidade (“E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo a sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus”. Filipenses 4:19). Entretanto, não tardaria para que as famílias, ao sentirem uma nova necessidade, voltassem a murmurar contra DEUS: “Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão a fartar! Tu nos trouxeste a este deserto para matardes de fome a toda esta multidão” (Ex. 16:3). Quanta ingratidão! Aquela velha história de Abraão, contada e recontada aos ouvidos dos menores, parecia ter ficado para trás. Parecia ser mais uma daquelas histórias sem importância que se conta para espantar as assombrações da noite ou para acelerar os ponteiros do sol. Agora, até as antigas crianças, que já beiravam a adolescência e outras à fase adulta, também aprenderam a reclamar. Elas teriam crescido junto à incredulidade de seus pais, os quais só enxergavam o imediato, o medo, o agora, não podendo mais contemplar o sobrenatural com os olhos da fé. O povo de DEUS, separado por ELE para ser detentor de uma grande promessa, a conquista de Canaã, não conseguia mais dar um passo além da medida de suas pernas. Eram como pássaros sem asas a peregrinar num deserto imenso... Mas mesmo assim, DEUS fez chover pão dos céus para saciar a fome de toda a multidão. Moisés, com o coração abatido, ainda encontra voz para perguntar a todo aquele povo: “(...) Quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o Senhor” (Ex. 16:8). Entretanto, cada vez que desertos iam se abrindo em sua frente, cada vez que uma necessidade se agigantava, mais a população se enfurecia e desejava o passado de escravidão. Foi assim no acampamento em Refidim, no de Taberá, enfim, em dez situações adversas, de provações, pelas quais o povo atravessou.

De toda aquela multidão, quase 3 milhões de pessoas, entre crianças, adultos e jovens, apenas duas pessoas não se esqueceram da velha história da promessa que DEUS havia feito a um homem chamado Abraão: Josué e Calebe. Veja bem: apenas duas. Creram e não só perseveraram em busca da promessa, mas lutaram contra a incredulidade de todo um povo. O caráter e principalmente a fé de Josué e Calebe permaneceram inabaláveis. Esses, segundo Deus, foram pássaros que saíram cativos do Egito, por meio de seus pais, mas cujas asas nasceram e logo aprenderam a voar em direção aquilo que DEUS havia lhes prometido: “Porque o Senhor havia dito acerca deles: certamente morrerão no deserto. Nenhum deles sobreviveu, exceto Calebe, filho de Jofoné; e Josué, filho de Num” (Números 26:65). Sobre Calebe, o Senhor ainda acrescentou: “Porém o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança” (Números 14:24). Josué e Calebe mostraram que as dificuldades, para os que caminham com DEUS, independente do deserto que estejam atravessando, são oportunidades de crescimento espiritual.

Sinceramente, não sei qual é o deserto que você, caro leitor e amigo, está atravessando. Se relacionado aos filhos, ao marido, à esposa, a algo relacionado ao casamento, ao trabalho ou a falta deste, à doença, enfim, um deserto que enfraquece o seu coração e abate a sua fé. Ele talvez lhe pareça grandioso demais. Porém, de uma coisa eu tenho certeza e não erro: assim como DEUS sempre esteve no controle daquela multidão hebréia, que enfrentou vários desertos durante 40 anos, ELE também está com você, sondando o seu coração. JESUS disse: “Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Mas aqui está o pão que desce do céu, do qual se o homem comer não morre. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” (João 6: 48-51). Hoje a promessa de DEUS para sua vida é esta: “Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Apocalipse 2: 17). Tenha as asas da fé de Josué e Calebe e aprenda a superar desertos, conquistando todas as promessas de DEUS para a sua vida. Que DEUS nos abençoe!!


Quando a Luz brilhou


O Natal está chegando, com suas luzes típicas, suas canções singulares e suas cores especiais.

Apesar de tudo, da crise que se abate sobre o País, das expectativas frustadas de muitas pessoas, apesar de tudo isso, quando chega o Natal, sentimos algo diferente no ar, que nos fala ao coração e nos alegra a alma: é o espírito do Natal que nos envolve, nos encanta e nos fascina.

O profeta Isaías, falando sobre a vinda do Messias, assim se expressou:"O povo que andava em trevas viu uma grande Luz". Posteriormente, o próprio Jesus disse de si mesmo:"Eu sou a luz do mundo". Por isso, Natal é festa da luz, da beleza que brilha e do brilho que reluz. Mas não somente do brilho que enfeita a cidade, mas sobretudo, do brilho que reveste nossa vida como um todo, nosso coração, nossa existência, nossa espiritualidade, nossas esperanças, nossos sonhos.

Quando a "Luz" brilhou, algumas coisas especiais puderam acontecer em nossas vidas. Em primeiro lugar, conhecemos a revelação do Amor de Deus. Jesus quando veio ao mundo trouxe consigo a certeza de que Deus nos ama, e que este Amor é incondicional, é pleno, irrestrito e verdadeiro.

Em segundo lugar, Jesus trouxe no rastro da Sua Luz a lição de que o sentido da vida está no Amor. Jesus amou intensamente a vida e as pessoas que o procuravam. Este Amor intenso gerou Perdão, Humildade, Tolerância, Quebra de preconceitos e de Paradigmas religiosos. Foi um Amor real que se revelou no cotidiano e se plenificou na cruz do calvário.

Ainda, quando "A Luz brilhou" toda escuridão da nossa vida foi dissipada. O medo da morte, a incerteza do amanhã, o peso da culpa do pecado, a escravidão espiritual, as várias formas de opressão. Por isso mesmo Jesus disse:"Eu Sou a Luz do mundo, e quem me segue encontrou a Luz da Vida".

Na Verdade, o mundo nunca mais foi o mesmo depois de Jesus. A história foi dividida pelo impacto de Sua Luz. Desde que esta Luz brilhou, pessoas tiveram suas vidas transformadas, milagres aconteceram, estruturas foram abaladas e nós conhecemos a Vida abundante. Logo, eu e você poderemos viver uma nova vida sem o domínio da tristeza, da derrota e da desilusão. Em Jesus, Deus plantou em nós a semente de uma nova esperança e, todas as possibilidades de uma vida vitoriosa.

Quero desafiar você a não permitir que o pessimismo domine o seu coração. Você não pode deixar-se levar pela onda de derrotismo que tem levado muitas pessoas ao naufrágio de seus sonhos e suas vidas, pois você é filho(a) do Deus Altíssimo, e um filho(a) do Deus verdadeiro não pode viver como se fosse órfão e nem tão pouco, derrotado.

Levante-se, erga a sua cabeça! Louve ao Senhor pela sua vida, por todas as bençãos derramadas neste ano. Conte as bênçãos e você perceberá que foram muitas e que o Senhor é bom e misericordioso. Reúna a família e comemore o Natal com cânticos de júbilo ao Senhor, pois isso é agradável ao nosso Deus. Natal é, sobretudo, uma festa espiritual e deve ser comemorada com Alegria e Ação de graças.

Estabeleça alvos de fé para o próximo ano, e proclame para cada área da sua vida, a Vitória em Nome de Jesus. Coloque diante do Senhor seus projetos e sonhos para o novo ano, mas também coloque diante d‘Ele sua vida e seu coração, pois a Bìblia diz:"deleita-te no Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração".(Sl.37:4).

Deixe que esta Luz brilhe em você e penetre sua vida, para que neste Natal você possa cantar, sorrir e celebrar a vida, pois, afinal de contas, Natal é Jesus brilhando em nós e tornando nossa vida um brilho de Sua luz. Nosso Deus vive eternamente! Nosso Redentor vivo está e continua nos abençoando com toda sorte de bençãos nas regiões celestes. E porque Ele vive, nós tambémviveremos; porque Ele venceu, em tudo também seremos vencedores.

É tempo de Natal! É tempo de celebração da vida, do Amor, da paz e da esperança.

Nosso Natal é todo dia, e será sempre assim: cânticos de júbilo , manifestações de alegria, gritos de liberdade, e a certeza da nossa salvação eterna, pois Natal é a Luz que reflete a Presença e a Glória de Deus entre nós.

Sorria! A Luz do mundo brilhou em nossas vidas. Feliz Natal!

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (213 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página

Congregacional.Rc




Total de visitas: 25594